quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PAP - Como colocar forro na mantinha de bebê

Muitas pessoas me mandam e-mail perguntando como eu coloquei forro nas mantinhas de bebê. Para falar a verdade, eu nunca segui uma "receita" : fucei em alguns sites e blogs de tricô, no Ravelry e fiz como eu achava que seria legal. Então, vou contar para vocês como eu faço.


Pra começar, depois de blocar a peça, meço o meio da manta (a distância entre as bordas) e corto o tecido, deixando 2cm a mais em cada borda. Por exemplo, se o centro da manta tiver 40cm X 40cm, corto o tecido com 44cm X 44cm.

Dobro e alinhavo as bordas (foto acima, à esquerda). Faço um alinhavo firme mas de forma que depois eu consiga puxar a linha sem estragar a manta.

Depois, prendo o tecido na manta usando vááários alfinetes (foto acima, direita) - cuidado para não se machucar!

Escolho uma linha de algodão e vou costurando à mão a peça. Procuro passar a agulha bem na dobra do tecido e no tricô em um ponto bem próximo do tecido, para tentar deixar a costura o mais escondida possível. Depois de ter costurado toda a borda, vou soltando o alinhavo com cuidado. Abaixo uma foto do detalhe da costura, para vocês verem como ela fica discreta.


 Espero ter sido didática! Na verdade é bem fácil. Depois coloco fotos da manta pronta, junto com a receita do ponto. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei as suas explicações. Não tenho máquina de costura e fiquei feliz em saber que podemos costurar o forro manualmente :-) Ficou demais!

Beijinho,
Valéria Garcia